Projetada para um casal recentemente formado, localiza-se na zona sul de Porto Alegre. Com inverno e umidade bastante rigorosos, o terreno é coberto por uma massa vegetal bastante densa.
O terreno com área aproximada de 570m2, a casa erguesse em meio a vegetação onde não se fez necessário mexer na mata nativa e sim inserir a casa ao meio existente. E simplesmente suspender uma parte da casa para soltar do solo no desnível do terreno.
Construída com estrutura em concreto, e suspensa na parte frontal da residência, a casa é formada por dois volumes, um deles mais robusto e outro leve fazendo a transição dos espaços internos na união dos dois. Mas ao mesmo tempo os volumes são a definição da distribuição dos ambientes.
Implantada no centro lateral direita do lote, a casa se abre, se integra em todas as suas faces com a mata nativa. Pousada na parte alta do declive a residência esta apoiada sobre uma estrutura em concreto armado recuada da face frontal permitindo que a casa fique solta do solo natural deixando o perfil natural do terreno intacto e livre de umidade.
O volume principal onde está disposta a parte social,o serviço e a passarela interna de circulação do segundo pavimento. O segundo volume se diferencia na tonalidade de madeira as placas e os terraços de composição dos volumes.
Na conexão dos volumes um deck em madeira se projeta sobre o solo natural para os fundos do terreno integrando o interior com o exterior e apoiado na cota alta do terreno, ficando também suspenso do solo. O projeto então se Integra totalmente com a paisagem do entorno.
Texto cortesia do autor.
Informação Complementar:
- Estrutura fundações e lajes; Projeto hidrossanitario e Projeto elétrico: Carlos Bressa